Lisboa - Rua Professor Mira Fernandes, Lote 11/Loja, Olaias (Junto à saída do Metro)
Açores - Rua do Melo, nº75, 1º, 9500-091 Ponta Delgada
Nelas - Base do Saber
Loures, Portela - Edifício Concórdia, Rotunda Nuno Rodrigues dos Santos, 2685-233 Portela
Lapsis, Centro de Apoio Psicoterapêutico e psicopedagógico
Psicomotricidade
“Pensar o corpo para o corpo poder sentir, sentir o corpo para o corpo poder pensar.”
A Psicomotricidade é uma reeducação ou terapia por mediação corporal, ou seja, uma terapia que tem o corpo e o movimento, como o seu principal veículo terapêutico.
Através de experiências que os colocam em acção, e encarando o ser humano numa perspectiva holística, procura-se proporcionar à criança um espaço propício ao desenvolvimento de competências psicomotoras, cognitivas, psicolinguísticas e sócio-emocionais, em casos onde a capacidade de adaptação está comprometida, devido a problemas de maturação, desenvolvimento, aprendizagem e comportamento.
Tendo em conta que o corpo e o pensamento vivem em estreita relação e que todo o movimento tem uma expressão no cérebro, pretende-se, através da Psicomotricidade, contribuir para uma melhoria na sua capacidade de recepção, integração, processamento, planificação e expressão da informação.
A Psicomotricidade, baseando-se numa intervenção através do movimento e à qual é conferido um carácter lúdico, vai encorajar a criança a estar mais aberta à experiência, permitindo-lhe receber e absorver mais informação sensorial e aumentar o seu envolvimento na aprendizagem.
O enriquecimento das possibilidades da criança, constrói-se através do movimento e na sua relação com os objectos e com o mundo que a rodeia. Isto, aliado à valorização da intencionalidade e à consciencialização da acção, vai permitir a elaboração da função perceptiva e da função simbólica que estão na base da linguagem. Ao explorar todas as formas de expressão possíveis: motora, gráfica, verbal, sonora, plástica,…, a intervenção psicomotora procura facilitar e favorecer este processo.
A criança, percepciona os objectos e as relações espaciais, através e em relação com o seu corpo, sendo este o ponto de referência para percepcionar as proporções externas do mundo. Este surge, igualmente, como um veículo expressivo para diferentes estados de espírito e emoções, na medida em que ao movimento, estão também associados sentimentos. As actividades que o envolvem, permitem explorá-los, de forma construtiva e satisfatória.
A Psicomotricidade, procura rentabilizar e promover o potencial de desenvolvimento e aprendizagem do ser humano, bem como a sua capacidade de adaptação.